Cabeção de Nego

Mãe, morango é fruta ou flor?

with one comment

Se você tem um filho beirando a 6ª série é possível já ter sido surpreendido por ele com esta pegadinha, não? Na verdade ele quer que você responda que é claro que sim para ele poder dizer orgulhoso “é nada, morango é flor, tomate que é fruta, meu professor de ciências falou”

Pois é, eu não sei de onde partiu a moda mas o fato é que o tomate e o morango foram eleitos para protagonizar as pegadinhas de crianças e adolescentes ávidos por mostrar que aprenderam alguma coisa de novo nas aulas de ciências aos seus parentes mais velhos. E, de certa forma, isto é legal porque evidencia ao mesmo tempo a curiosidade infantil ante este mundo cheio de mistérios e como a percepção imediata muitas vezes não se sustenta a uma observação mais apurada.

De qualquer forma, sinto informar que são dois equívocos: tomate não é fruta e o morango, este sim, sempre foi e continua sendo, a despeito do que o professor de biologia do seu pequerruxo ensinou, uma fruta deliciosa e super saudável.

A confusão nasce da soma de dois fatores. Primeiro, em biologia os frutos são as estruturas formadas a partir de uma flor cujo ovário foi polinizado e se desenvolveu formando um corpo geralmente carnudo o qual possui uma ou algumas sementes. Segundo: alguns professores de biologia talvez tenham alguma dificuldade com o domínio do idioma, há de se lembrar que são campos distintos do conhecimento e ninguém é expert em todo tipo de saber ao mesmo tempo.

Vamos começar a descascar esta manga apontando para uma minúscula diferença nas palavras negritadas acima: fruta e fruto. Em língua inglesa ambas as palavras são traduzidas como fruit, ambas vêm do latin fructo, mas a língua portuguesa deu uma facilitada nas coisas fazendo com que, por conta destes a e o diferenciais, fiquemos diante de uma paronímia: fruta e fruto são palavras parecidas na escrita mas que têm significados distintos: há frutas que não são frutos, há frutos que não são frutas e há muitos frutos que também são frutas.

Chamamos de fruta às estruturas doces e carnudas, geralmente de cores vivas e que em geral se pode comer cruas, costumam ser ideais para o lanchinho, para fazer sucos e para servir na sobremesa in natura ou em preparados como doces, flans, pudins. Já a definição de frutos é aquela dada dois parágrafos arriba, então não temos a mesma palavra nem o mesmo significado e tampouco o mesmo contexto. Fruta é uma palavra do domínio alimentar, o seu uso faz sentido em uma feira livre, em um sacolão, em uma cozinha de restaurante ou na mesa da família reunida tomando café da manhã e pode remeter a alimentos como o caju, a amora, o abacaxi, a maçã ou a jaca apesar de (acredite) nenhuma destas ser um fruto.

Já fruto é uma palavra do domínio científico, o seu uso faz sentido no livro de biologia do 2º ano, no laboratório de macroestrutura vegetal  da UFRJ ou nos seminários de botânica da Unicamp e pode remeter a estruturas como a vagem do feijão, o pontinho marrom na casca do morango, a beringela ou o miolo de maçã que jogamos no lixo.

Mas se fosse como na língua inglesa? E se a palavra para representar as frutas fosse a mesma utilizada para representar os frutos? Ainda assim estaria errado dizer categoricamente que morango não é fruta, neste caso estaríamos diante de uma homonímia e a decisão iria depender do contexto: quando a sua avó fosse à feira e pedisse pro feirante fazer uma sacola de frutas variadas o vendedor poderia colocar uma caixinha de morangos na sacola mas quando o seu professor pedisse exemplos de frutas das angiospermas você não poderia usar o morango como exemplo, mas sim suas sementinhas.

Ia ficar um pouquinho mais complicado, mas até que era bom para ajudar a desconstruir outra ideia muito comum na cabeça dos pimpolhos da 6ª série: “não sei por que tenho que estudar português se eu quero mesmo é ser biólogo”

Anúncios

Written by Daniel

janeiro 23, 2013 às 6:35 pm

Publicado em Biologia

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Me ajudou mt ! Obrigada

    Gabs Rocha

    setembro 9, 2013 at 9:23 pm


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: